- Área: 500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Walter Salcedo
-
Fabricantes: Aceros COCO, Bureu, Hormigones Ricci
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Tucumán está localizado no distrito de Pichincha, a quatro quadras do Boulevard Oroño e a cinco quadras da frente costeira do Rio Paraná. Construído em um lote de 10 por 17,5 metros, o edifício tem 13 metros de altura, o máximo permitido pela legislação urbana de Rosario. Esse regulamento foi estabelecido para a área delimitada por um plano especial desenvolvido para o distrito de Pichincha, o "Plano Especial Bairro Pichncha", que se aplica à maioria das quadras na região.
Para respeitar a morfologia da quadra (onde há apenas uma edificação com varandas avançando sobre a linha construída), partimos da ideia de gerar um plano que desse continuidade a tal condição. Assim, criamos os espaços semi-cobertos das unidades para dentro do lote.
O material escolhido para criar a pele do edifício foi o bloco de concreto. Esses foram mantidos aparentes, da forma como chegam para a obra, para deixar à vista suas características. A proporção desse bloco serviu como elemento para "perfurar" o plano e gerar um movimento sobre toda a largura do edifício. Completamos a materialidade com concreto aparente na cobertura e elementos metálicos para os caixilhos.
Para gerar um vínculo com o espaço de pedestres, liberamos as visuais, tanto no térreo, quanto na entrada, com planos envidraçados e portões metálicos na garagem. A materialidade da calçada entra na garagem para acentuar essa conexão.
Destacamos também a escada, materializando-a com uma chapa dobrada e gerando ingresso de luz através da subtração de alguns blocos sobre o fechamento da contra fachada. Assim, possibilitamos a entrada de luz em todo o espaço comum do edifício, além de estabelecermos um vínculo entre o que é interno e o que é externo.